quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Como passar em concurso público?

Essa pergunta "como passar em concurso público?" é engraçada. Primeiro porque parece uma pergunta ilógica, besta, sem sentido algum... como se a resposta para o segredo de passar em concursos públicos fosse semelhante à de um bolo.

Só que a pergunta não é tão absurda assim... afinal, existe uma resposta. A questão é: você está pronto para ouvir essa resposta? Pois haver uma resposta não significa que ela seja simples... e a maioria das pessoas querem uma resposta simples... como a receita de um bolo.

A primeira vez que pensei sobre esse assunto (a fórmula mágica para se passar em concurso) foi acompanhando minha namorada, recém nomeada para o cargo de escrevente técnico judiciário, ouvi pelo menos umas três pessoas parabenizando-a e já emendando a pergunta "qual é o segredo? o que você fez para passar?". Logo que vinha a resposta "estudei", eu percebia na face das pessoas um certo ar de desilusão... oras, estudar é o segredo. Mas essa resposta, apesar de óbvia demais, ainda está incompleta, existem outros fatores que levam uma pessoa a passar em um concurso além de estudar... mas o que as pessoas querem ouvir? O que um concurseiro tem que as outras pessoas não têm? a ponto de se entregarem às pressões e instabilidades da iniciativa privada e, por fim, como trasformar uma pessoa normal em um concurseiro?

Cheguei a algumas conclusões que observei nos concurseiros, esses seres insociáveis e mal amados (brincadeirinha). Talvez você não se identifique com essas características abaixo, mas assim que você estiver pronto para aceitá-las, estará pronto para se tornar um concurseiro, e assim, passar em um concurso público.

1 - Aceite que estudar é preciso.

Desde que entrei para o universo do Concurso Público, conheci muita gente que não gostava de estudar, não ia bem na escola e estudou em escolas públicas ruins, mas mesmo assim conseguiram assumir bons cargos públicos. Isso porque elas aceitaram que estudar coisas chatas era preciso e tiveram a coragem de encarar (de verdade) o livro. Não adianta, estudar normas, regras, fórmulas... não é gostoso e o sacrifício não é exclusividade sua. Seja corajoso(a) e enfrente com vontade os livros.

2 - Diversão pode ficar para depois

Se você é uma pessoa sociável, que adora estar na companhia de amigos e curtir uma balada vai ser difícil aceitar o fato de que essas coisas estão atrapalhando a sua vida... pelo menos no âmbito concurseiro. Jogar vídeo games, redes sociais, assistir BBB, happy hour, tocar na banda... tudo isso vai ter que esperar. E posso afirmar com autoridade nesse assunto que vencer este tópico é um dos momentos mais difícil para que você se torne um concurseiro, mais até do que abrir o livro para estudar. Pode parecer exagero meu, mas vai por mim: enquanto você se diverte, tem um japonês estudando...

3 - Desespere-se

Não adianta. Se você está na boa vida, morando com seus pais, acomodado em um empreguinho meia-boca, não vai ter combustível suficiente para encarar a maratona de estudos e sacrifícios para passar em um concurso. O negócio é se desesperar! Ver que o bagulho é loco!!! Você tem que falir a sua empresa e dever até as cuecas, ser mandado embora e ir morar na rua, virar mendigo, perder a expectativa de que haverá um amanhã se você não passar nessa bagaça... tudo bem, exagerei um pouco, mas isso não tira o mérito do desespero. Faça um exercício, vislumbre sua vida depois que passar no concurso, os sonhos materiais realizados... você vai comprar aquele carro, aquela sítio no interior, aquela casa na praia... mas só se passar, senão vai continuar tendo uma vida mediocre... desespere-se.

4 - Estude o inimigo
Estude a prova que vai prestar, a organizadora e as provas de concursos passados para o mesmo cargo. Vá até o PCI e baixe as provas. Mais do que o conteúdo em si, analise o tipo de pergunta, faça e refaça várias vezes, vários testes... assim você vai assimilar a linha do raciocínio de quem elaborou as provas... elas costumam ser parecidas.

5 - Foco e Disciplina 

Esqueça sua vida pessoal por um tempo. Só passa em concurso bom quem tem foco e disciplina. Faça do concurso a sua vida, pelo menos nesse momento de preparação para a prova. Depois você terá muito tempo para desfrutar. Desligue-se do mundo. Só a prova importa.

6 - Dê tempo ao tempo

Não passou? Relaxa... isso acontece. Raros sãos os concurseiros que passam na primeira tentativa. Esse sentimento horrível e a vontade de cortar os pulsos já acometeu 99% dos concurseiros que, com o tempo, sem desistir dos estudos, e persistindo, conseguiram alcançar seu objetivo.

A vida é assim. Você ficou em 60º lugar num concurso para 30 vagas? Ok... lembre-se que tiveram 1000 inscritos. continue estudando, a fila anda e você pode ser o próximo a ser nomeado. Insista.




Nenhum comentário:

Postar um comentário